Nesta quinta-feira (21), depois de cerca de um mês de tentativas para a presença espontânea de Mozar Dietrich na Assembléia gaúcha, o requerimento de convocação do superintendente do INCRA no RS para apresentar-se ao parlamento foi rejeitado na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, com votos contrários do deputado Dionilso Marcon (PT) e Heitor Schuch (PSB). A blindagem do partido dos Trabalhadores ao superintendente foi motivo de manifestação de Jerônimo Goergen em plenário, onde reforçou a necessidade da presença de Mozar Dietrich no parlamento, inclusive ressaltando que já há na Assembléia um sentimento da criação de uma CPI do INCRA, caso as denúncias não sejam devidamente esclarecidas.
O requerimento solicitado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP) tem o objetivo de convocar o superintendente do INCRA a prestar esclarecimentos sobre denúncias de cobrança de propina, extorsão e favorecimento do MST com suposto desvio de verbas em assentamentos, medida que é reforçada também em função das denúncias levantadas pelo Ministério Público Federal de Canoas, que inclusive determinou o afastamento de Mozar Dietrich da superintendência do órgão.
Para Jerônimo Goergen, esta é uma manobra petista para encobrir possíveis irregularidades há muito praticadas pelo órgão: “trata-se de uma denúncia grave que envolve o INCRA e o MST, dando conta inclusive de desvio de dinheiro público, que precisa ser esclarecida. tentamos várias vezes o comparecimento do superintendente de maneira espontânea, até mesmo com a concordância do deputado Elvino Bohn Gass ,do PT e do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton de Bem. não é de surpreender esta proteção às denúncias que nos dá a clara conclusão que o PT é adepto do lema “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, tendo em vista que o PT a todo momento quer ouvir todos que estejam envolvidos em algum episódio, porém quando é alguém ligado ao partido não há a concordância para a convocação” , diz Jerônimo.
O requerimento de convocação do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do RS para prestar esclarecimentos ao parlamento gaúcho foi protocolado nesta quinta-feira(21), pelo deputado Jerônimo Goergen, na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia.
(AL-RS, 21/05/2009)