O Ministério das Minas e Energia, em nota encaminha ao Congresso Em Foco, afirmou que não engavetou o projeto da hidrelétrica Santa Isabel, no Rio Araguaia, entre os estados de Tocantins e Pará. De acordo com a nota, a usina não consta no Plano Decenal 2008-2017, mas a pasta MME "está realizando todas as ações para que o empreendimento seja viabilizado".
O Congresso em Foco publicou nesta terça (19/05) que a pasta anunciou, em reunião da Câmara Técnica de Análise de Projetos (CTAP) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), realizada na terça, que o projeto da usina não estava mais nos planos. A informação foi confirmada ao Congresso em Foco por dois conselheiros, representantes dos movimentos sociais no CNRH.
A íntegra da nota
Em relação à notícia “Governo desiste de hidrelétrica no rio Araguaia”, publicada neste site no dia 19 de maio, o Ministério de Minas e Energia esclarece:
O representante do Ministério de Minas e Energia presente à reunião da Câmara Técnica de Análise de Projetos (CTAP) informou que a UHE Santa Isabel não constava do Plano Decenal 2008-2017. Esta informação não significa que o projeto esteja "engavetado". O MME está realizando todas as ações para que o empreendimento seja viabilizado.
Fernando Henrique Teixeirense
Chefe da Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(Por Mário Coelho, Congresso Em Foco, 20/05/2009)