Como reciclar corretamente o lixo foi o principal assunto abordado no projeto Ambiental de Reciclagem desenvolvido no Instituto de Educação São Francisco, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Em três meses, os alunos do 1º ano do Ensino Médio aprofundaram os estudos sobre os materiais recicláveis e os seus benefícios ao meio ambiente. Os trabalhos serão apresentados no final do ano. Segundo a professora que coordena a atividade, Márcia Busato, a ideia é que os estudantes tenham uma visão mais crítica sobre a produção e o reaproveitamento do lixo. 'O principal resultado do projeto de reciclagem é a mudança na conduta dos jovens dentro de casa. Eles ficam mais cuidadosos e comprometidos com o destino do lixo que produziram', explicou.
Durante a apresentação da pesquisa sobre o assunto, a estudante Camila Schwanke Costa destacou que o ponto mais importante foi verificar como o lixo se torna o sustento de várias famílias. Para a colega Isabel Hinrichsen, o projeto permitiu saber os danos que o lixo causa ao meio ambiente. 'Saber que um plástico jogado na natureza vai demorar vários anos para se decompor muda o nosso comportamento ao descartar um material', afirmou.
A estudante Bruna Barbosa destacou que a ação serviu de inspiração a outras iniciativas, como a instalação de um recolhedor de pilhas na escola, para atender ao bairro. Já a colega Débora Santos adiantou que o próximo objetivo é divulgar em casa e na comunidade as informações debatidas em sala de aula.
(Correio do Povo, 20/05/2009)