Para deputado Jerônimo Goergen, Carlos Minc deve conhecer realidade de produtores gaúchos
O deputado estadual Jerônimo Goergen (PP) entende que a resolução da polêmica sobre a reserva legal precisa de encaminhamento que inclua a visita do ministro do Meio Ambiente ao RS. O parlamentar defende que é necessário que o ministro Carlos Minc conheça de perto a realidade de produtores e agricultores gaúchos. Muitos pequenos produtores seriam extremamente prejudicados, inclusive com a impossibilidade da continuação da produção, se a proposta atual imposta pelo Código Florestal Brasileiro continuar como está. O governo Federal propõe com a “reserva legal” a destinação de 20% da área rural para fins de preservação ambiental. Tal índice poderia reduzir a produtividade e em muitos casos inviabilizá-la.
Jerônimo Goergen defende que sejam definidas ações caso a caso, dentro das especificidades de cada estado e região: “ não é possível tratar de um tema tão sério à distância. o ministro têm de vir até o Estado para conhecer a realidade dos produtores gaúchos e ouvir sugestões para que a reserva legal não se transforme em um projeto destruidor de lavouras” , avalia o parlamentar.
A presença do ministro do Meio Ambiente na Assembléia Legislativa seria uma alternativa que permitiria o estreito debate com entidades, produtores e associações para o recolhimento de sugestões para alterar o decreto ambiental. “estaremos contatando com o ministério do Meio Ambiente a fim de sensibilizar o ministro a participar desta audiência no parlamento gaúcho. a partir de uma ação como esta, o próprio ministério teria condições de avaliar, junto a outros estados também, a melhor forma de conduzir o assunto”, completa Jerônimo Goergen.
O deputado Jerônimo Goergen está protocolando ofício junto à presidência da Assembléia Legislativa do RS para que seja efetivado o convite ao ministro Carlos Minc para comparecer no Parlamento gaúcho para discutir o tema em audiência pública.
(AL-RS, 18/05/2009)