Iniciativas facilitam e promovem a prática de atitudes ecologicamente corretasOs moradores da Serra estão ficando cada vez mais sem desculpas para jogar o óleo de cozinha no ralo. Há cerca de um mês, mais de 30 pontos de coleta de óleo foram espalhados por pequenos e grandes mercados da rede Multimercados e Zaffari das cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Canela e Caxias do Sul.
– Nossa ideia é que o consumidor possa dar o destino correto ao óleo no mesmo local onde o adquire – esclarece o diretor da Multimercados, Luís Zampieri.
Segundo o coordenador do projeto, Mauro Spader Filho, o óleo arrecadado é vendido para a empresa Oleoplan, de Veranópolis. O valor adquirido com a troca é destinado a obras no Hospital Geral de Caxias do Sul.
Outro programa envolve a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros), que pretendem implantar pontos de coleta em todos os supermercados de Caxias.
– Queremos envolver o maior número de estabelecimentos possível – declara o vice-presidente do Sindigêneros, Jorge Salvador.
Já o diretor presidente da Codeca, Adiló Didomenico, acredita que, além de facilitar a participação das pessoas na reciclagem do óleo, a iniciativa deve aumentar o volume da coleta, já que até agora o retorno é pequeno em relação ao que é consumido na cidade.
(Zero Hora, 19/05/2009)