O projeto de estaleiro para navios petrolíferos da holding EBX, do empresário Eike Batista, no município de Biguaçu, na Grande Florianópolis, está em fase de licenciamento ambiental. A informação é do secretário de Assuntos Estratégicos do governo de Santa Catarina, Alexandre Fernandes.
Homem mais rico do Brasil, segundo a revista Forbes, Batista já adquiriu um terreno de 140 hectares à beira-mar e pretende investir US$ 600 milhões em estaleiro para produzir os navios FPSOs, aqueles que extraem petróleo em plataformas marítimas. A nova empresa vai gerar 4,2 mil empregos diretos e número ainda maior de postos indiretos. Cada navio a ser produzido custa US$ 1 bilhão, e a empresa já tem 11 encomendados.
A escolha de SC foi em função da qualidade da mão-de-obra e também do parque metalúrgico de ponta, necessário para este tipo de embarcação. Conforme Fernandes, essas informações foram repassadas a Eike Batista pelo seu pai, o ex-ministro Eliezer Batista, que integra o Consult, conselho estratégico do governo de SC.
(Por Estela Benetti, Diário Catarinense, 17/05/2009)