Um fundo internacional já se faz necessário para ajudar as nações mais vulneráveis ao aquecimento global, é o que afirma um relatório divulgado nesta semana pela Comissão de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento (CCCD). O documento, que foi apresentado ao Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon, relata como secas, inundações, tempestades e incêndios já estão causando centenas de mortes e milhões em prejuízos, principalmente em países africanos e insulares.
Segundo o relatório, é necessária a mobilização imediata de US$ 1 bilhão a US$ 2 bilhões. A comissão afirma ainda que os atuais mecanismos de financiamento para a adaptação às mudanças climáticas são problemáticos e os países precisariam ser capazes de receber e enviar fundos com o mínimo custo de transação. Para Gunilla Carlsson, que preside o CCCD e é a Ministra de Cooperação Internacional de Desenvolvimento da Suécia, o combate da pobreza e das mudanças climáticas são extremamente ligados.
O CCCD é formado por 13 especialistas internacionais e foi estabelecido pelo governo sueco com o objetivo de buscar soluções para a adaptação para as mudanças climáticas.
(Por Fabiano Ávila, CarbonoBrasil, 15/05/2009)