A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), concedeu Licença de Operação para a empresa Transcamila Cargas, para sua sede em Taquari, e para o novo parque gráfico da empresa jornalística Zero Hora. O ato de entrega ocorreu nesta quarta-feira (13) no gabinete do Secretário Estadual do Meio Ambiente Berfran Rosado, com a presença da diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini.
A Transcamila é especializada no transporte e armazenagem de produtos agroquímicos. Atualmente, o Estado é o que registra o menor número de acidentes com transportadoras de cargas perigosas. Isso é resultado de um licenciamento direcionado – modelo no país - para as transportadoras, através do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam. Desta forma, garante-se um padrão de transporte, provocando a redução dos acidentes ambientais causados pelo setor, apesar do grande aumento de empresas que se licenciaram nos últimos anos. Representando a Transcamila, Gustavo Bonelli e Santiago Silveira receberam a LO.
Para o grupo RBS, também foi entregue a Licença de Operação para o parque gráfico, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, que proporcionará 160 empregos, com revezamento de turnos de trabalho entre os funcionários nas 24 horas do dia. Na licença estão expressas as compensações e os cuidados ambientais que a empresa deve ter. Foram receber a licença, o vice-presidente de Produtos e Operações do grupo RBS, Geraldo Corrêa, diretor de operações da Zero Hora, Cristiano Nygaard, e o diretor industrial da ZH, Péricles Cenço.
O secretário Berfran destacou o trabalho realizado pela Fepam e por seus servidores, frisando o número de licenciamentos entregues nos últimos anos. “Há pouco tempo, tínhamos em casa mais de 12 mil pedidos de licenciamentos. Através de uma força-tarefa destes servidores, praticamente zeramos”, conclui o secretário, salientando que atos de entregas como esse irão acontecer com maior freqüência. “Vamos entregar novas licenças para simbolizar o bom trabalho realizado pelo Governo do Estado”, diz.
(Sema-RS, 16/05/2009)