A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (14), a proposta de uma audiência pública sobre a não inclusão dos municípios do Vale do Jaguari no zoneamento agrícola da cana-de-açúcar. O local deverá ser um dos municípios da região, e a data será definida após contato com a prefeitura do município escolhido. A proposta foi apresentada em conjunto pelo presidente da Comissão, deputado Edson Brum (PMDB), e pelo deputado Paulo Odone (PPS).
Na mesma reunião foi aprovada a proposta do deputado Adolfo Brito(PP) para uma audiência pública sobre a pesquisa e o cultivo do feijão, a ser realizada no dia sete de agosto, durante a realização do 17º Festival da Feijoada, na cidade de Sobradinho. Além disso foi aprovada, também com data a ser marcada, uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o resgate genético, valorização e desenvolvimento do gado franqueiro. Esta foi requerida pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Franqueiros (ABCBF).
O deputado Elvino Bohn Gass (PT) relatou sua viagem a Brasília, junto com a deputada Zilá Breitenbach, para gestionar, junto aos Ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e outros setores do Poder Executivo, os recursos necessários para socorrer os agricultores atingidos pela estiagem no Rio Grande do Sul. Ao final da reunião, o deputado Aloísio Classmann (PTB) registrou a chuva que está acontecendo em todo o Estado, e a solidariedade dos prefeitos dos municípios da região atingida pela estiagem. O parlamentar lembrou a necessidade de se insistir em recursos e pesquisas para prevenir as secas que estão se tornando constantes no Estado.
Estiveram presentes os deputados Paulo Odone (PPS), Gerson Burmann (PDT), Heitor Schuch (PSB), Coffy Rodrigues (PSDB), Adolfo Brito (PP), Elvino Bohn Gass (PT), Gilbeto Capoani (PMDB) e Aloísio Classmann (PTB).
(AL-RS, 14/05/2009)