Novo sistema garantirá controle do lixo produzido pelo município
A prefeitura de Gramado está instalando uma balança na usina de triagem que realizará a pesagem dos resíduos sólidos coletados. Será um novo sistema de controle do lixo produzido pelo município, conforme o secretário de Meio Ambiente, Nelson Bröering. O concretamento de uma área de 18 por 5 metros para a colocação da balança eletrônica já está concluída. "Agora é preciso aguardar no mínimo 21 dias para a maturação deste concreto e assim dar início a montagem da parte eletrônica da balança", destaca o secretário.
A balança ficará instalada na entrada da usina de triagem e servirá para pesar tanto os caminhões de lixo que chegam da coleta e estão indo para a triagem, como também para aqueles que deixarem a usina carregados com o rejeito, que é encaminhado para Minas do Leão, onde a Administração Municipal mantém contrato para disposição final do rejeito, que é a sobra do lixo que não pode ser utilizado, nem reciclado.
Com a pesagem será possível estabelecer políticas e ações com base em dados e, principalmente, será possível medir a participação da comunidade de cada bairro na coleta seletiva, "saberemos onde é produzido maior quantidade de resíduo, qual o percentual que pode ser encaminhado para reciclagem e qual o volume exato de rejeito, o que proporcionará melhor gerenciamento", destaca Broering.
(Jornal NH, 15/05/2009)