Maior castigada nos últimos três meses pela estiagem que assola o Estado, a região norte do Rio Grande do Sul foi a principal agraciada pela chuva que caiu nesses últimos três dias. Nas sete cidades do Norte e do Noroeste gaúcho onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem estações meteorológicas de medição, de terça-feira até as 15h de ontem choveu 73% do volume médio previsto para o mês de maio na região. Foram registrados, em média, 106,54 milímetros em apenas 63 horas.
A chuva obedeceu à proporção da necessidade. Por exemplo, em Santo Augusto, município localizado na área de abrangência da Associação de Região Celeiro (Amuceleiro), a precipitação foi de 131,2 milímetros, o que representa 87,4% da média histórica deste mês. Essa quantidade de chuva deve amenizar os efeitos da seca na município, que, de março até maio, havia registrado somente 18,7% em relação à média para os três meses.
Para os produtores rurais, a volta da chuva dá “outra perspectiva”, segundo o presidente da Emater, Mário Augusto Nascimento Ribas:
– Agora é possível retomar cultivos atrasados.
(Zero Hora, 15/05/2009)