Um grupo formado por técnicos da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Brasília e Porto Alegre, estiveram ontem, 13, na sede da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), para tratar sobre a gestão ambiental do porto gaúcho. Eles se reuniram com a equipe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Porto do Rio Grande (DMASS).
Na reunião, realizada no período da manhã e tarde, os técnicos verificaram os programas da gestão ambiental que estão sendo desenvolvidos pelo porto rio-grandino, que integram a lista de condicionantes da Licença de Operação (LO) concedida pelo Ibama. De acordo com o chefe da DMASS, Celso Elias Corradi, entre as atividades desenvolvidas no porto e que foram apresentadas aos técnicos destacam-se o Programa de Educação Ambiental, primeiro a ser implantado no Brasil, o Programa de Monitoramento da Fauna e Flora, e o Programa de Monitoramento da água e sedimentos.
Corradi observa que o Porto do Rio Grande é apontado pelos órgãos ambientais como referência na área ambiental portuária brasileira pelos inúmeros projetos desenvolvidos e pelo cuidado com o Meio Ambiente.
(Jornal Agora, 14/05/2009)