O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12/05) o texto de um memorando de entendimento assinado entre os governos do Brasil e de Moçambique que, na prática, ajudará o governo daquele país africano a deslanchar a produção de álcool. Trata-se de um documento assinado entre os dois países em setembro de 2007. Depois disso, empresários brasileiros da área estiveram no país discutindo a instalação de destilarias.
Entre outros atrativos, Moçambique pode exportar álcool para a Europa sem as sobretaxas que os brasileiros enfrentam, privilégio concedido a ex-colônias européias. O texto do entendimento foi relatado favoravelmente pelo senador João Tenório (PSDB-AL). O governo moçambicano já selecionou três regiões do país para produção alcooleira, todas elas com clima parecido com o do Brasil.
O Plenário aprovou ainda outros seis acordos internacionais, um deles de cooperação nas áreas de saúde e produção de medicamentos entre o Brasil e Israel. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que o comércio entre os dois países chegou a duplicar no ano passado, lembrando que a empresa de aviação El Al ligará diretamente São Paulo a Tel Aviv. O acordo foi relatado favoravelmente pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
Os outros acordos foram assinados com a Síria (procedimentos fitossanitários), com a Guatemala (cooperação na área de defesa) e com os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (transferência de condenados e auxílio judiciário em matéria penal). O último é um adendo ao Acordo de Complementação Econômica firmado entre os países do Mercosul e da Comunidade Andina.
(Por Eli Teixeira, Agência Senado, 12/05/2009)