A chuva, que atenuou os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, provocou transtornos ao trânsito da Capital, ontem pela manhã. Houve pontos de alagamento nas principais vias de acesso à zona Norte, especialmente nas avenidas A. J. Renner, Ceará, Sertório, Assis Brasil e Farrapos. Na A. J. Renner, o trânsito ficou congestionado no sentido bairro-Centro, principalmente na pista próxima ao passeio público, nas imediações da Estação Farrapos da Trensurb.
A chuva, que começou fraca e foi precedida de um 'entardecer' inesperado por volta das 8h, ganhou intensidade a partir das 9h20min. O escurecimento confundiu os sensores da rede de iluminação pública, fazendo com que as lâmpadas se acendessem antes do horário.
Em duas horas, a precipitação atingiu 11,8 milímetros em Porto Alegre. Na região Metropolitana, começou a chover forte às 10h. Devido à pouca visibilidade, os motoristas que trafegavam nos dois sentidos da BR 116 precisaram reduzir a velocidade. A mesma precaução foi adotada pelos usuários da freeway. Muitos pedestres tiveram que recorrer às marquises em busca de proteção. 'Esqueci da sombrinha em casa', comentou a comerciária Lúcia do Carmo, residente no bairro Mathias Velho, em Canoas. Outra que necessitou improvisar para escapar da chuva foi a dona de casa Maria Regina Taborda. Moradora de Esteio, ela utilizou uma sacola plástica para proteger a cabeça.
(Correio do Povo, 13/05/2009)