Os Estados Unidos concederam à Indonésia US$ 1,6 milhão para proteger seus recifes de corais, e para explorar e conservar os mares. A quantia foi estabelecida por meio de dois memorandos assinados nesta terça-feira (12/05) entre ambos os países, dentro da Conferência Mundial dos Oceanos. O embaixador americano em Jacarta, Cameron Hume, disse, durante o ato, que os acordos buscam reforçar o compromisso dos Estados Unidos de ajudar a Indonésia e seus vizinhos a enfrentar a mudança climática.
Um memorando aborda o aquecimento global e a prospecção marinha e o outro reforça a conservação do "triângulo do coral", uma região marinha ameaçada do Sudeste Asiático. "Esperamos cooperar de forma mais estreita com países como a Indonésia em questões relacionadas à mudança climática", acrescentou Hume, e destacou a "liderança" mostrada pela Indonésia na organização da Conferência Mundial dos Oceanos. O congresso internacional, realizado em Manado (norte da Indonésia), conta com a presença de 1,8 mil delegados de 64 países, a fim de discutir o efeito da mudança climática nos oceanos.
Os Estados Unidos já destinaram outros US$ 40 milhões à proteção e recuperação do triângulo do coral, zona que compreende partes das Filipinas, Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Timor-Leste.
(Folha Online / AmbienteBrasil, 13/05/2009)