Começou nesta terça-feira (12/05), em Marselha, na França, um encontro da Organização Marítima Internacional, OMI, que reúne mais de 100 países para discutir medidas de combate à emissão de substâncias tóxicas por navios cargueiros. Os especialistas querem diminuir o impacto dos acidentes com cargas químicas.
Acidentes
Leia o boletim de Marcelo Torres, da Rádio ONU em Londres. "Com o aumento do transporte de substâncias químicas por navios cargueiros, organismos internacionais criaram uma série de regras que passaram a ser obrigatórias a partir do ano passado. O protocolo, conhecido como HNS 2000, foi feito para evitar acidentes com vazamento da carga no mar. De terça a quinta-feira, representantes de mais de 100 países que fazem parte da Organização Marítima Internacional vão discutir como aperfeiçoar esse tipo de transporte.
Segurança
Eles irão assistir a palestras com especialistas no tema e conhecerão as melhores técnicas para planejamento e previsão de riscos, além de equipamentos para melhorar a segurança durante as viagens." Também participam das discussões outras agências da ONU, técnicos de ministérios de vários países e organizações não-governamentais. A reunião termina nesta quinta-feira (14).
(Por Mônica Villela Grayley, Rádio ONU / Envolverde, 12/05/2009)