Brasília - A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, presidida pela senadora pr Santa Catarina, Ideli Salvatti (PT), promoverá nesta quarta-feira (13), após a ordem do dia, vigília em defesa da preservação da Amazônia. Durante o ato, informou, parlamentares, especialistas, representantes da sociedade civil e participantes do movimento Amazônia para Sempre poderão relatar as experiências a respeito da preservação das florestas.
As comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Direitos Humanos (CDH) decidiram apoiar a vigília e indicarão nomes para as exposições.
A idéia de se fazer uma vigília foi apresentada pela atriz Christiane Torloni, que lidera o movimento Amazônia para Sempre. A atriz esteve na semana passada na reunião da Comissão de Mudanças Climáticas, quando informou que já foram colhidas mais de 1,1 milhão de assinaturas de pessoas que defendem a necessidade de preservar a Amazônia como forma de permitir uma vida saudável aos futuros ocupantes do planeta. Ideli e Christiane levaram a sugestão da vigília para o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que aprovou de imediato.
(Digital ABC, 11/05/2009)