O deputado estadual Coffy Rodrigues (PSDB) participou, nesta segunda-feira (11/06), no Palácio Piratini, de reunião com a governadora Yeda Crusius, líderes empresariais e do agronegócio para debater a modernização do Código Florestal.
A governadora Yeda Crusius argumentou que não podem ser aplicadas sanções aos produtores rurais sobre uma legislação antiga, não-federativa, e deu total apoio à Frente Parlamentar de Agricultura - formada por deputados federais -, que discute emendas ao código. "A questão mais emergencial é dar segurança jurídica ao campo, para que vá decidindo o seu plantio e a sua exploração econômica", ressaltou a governadora.
Coffy, que protocolou no último dia 29 requerimento solicitando a constituição de uma Comissão de Representação Externa para tratar sobre a Reserva Legal no âmbito do Rio Grande do Sul, defende que é necessário debater alternativas para não penalizar o produtor gaúcho.
“É sabido que a reserva florestal existe para evitar futuros problemas com o meio ambiente. Não defendo que não exista, mas que seja usado o bom senso. O Congresso poderia descentralizar a legislação ambiental e dar mais autonomia aos estados”, destacou o parlamentar.
Além de secretários, deputados estaduais e federais, participaram do encontro, no Galpão Crioulo, representantes de entidades como Irga, Fepagro, Emater, IBPS, Fiergs, Federasul, Farsul, Fecoagro, Fearroz, Sindarroz, Federarroz, Sindimadeira, Força Sindical, Cooplantio, Ocergs, Ageflor, Ibravin, Afubra, Acsurs e Asgav.
(AL-RS, 12/05/2009)