Sem esse procedimento, o nível da água invadia as casas nos dias de chuva
Para evitar alagamentos, a prefeitura começou ontem a dragagem do Arroio do Salso, no bairro Ponta Grossa, zona Sul da Capital. O serviço, que deverá levar dois meses, beneficiará 86 mil pessoas que moram nos bairros Serraria, Guarujá, Hípica, Ponta Grossa, Chapéu do Sol, Restinga e Lajeado e irá melhorar o fluxo das águas.
Há mais de 15 anos o local não passava por dragagem. O início do trabalho foi acompanhado pelo prefeito José Fogaça e por secretários.
Após ter a casa alagada há um ano, devido ao transbordo do arroio, a presidente da Associação dos Moradores da rua Dorival Castilhos Machado, no bairro Hípica, Terezinha Dinamar dos Santos, foi acompanhar o desassoreamento. 'Esse serviço vai trazer tranquilidade à comunidade que sofria com a chegada de cada chuva. Foram mais de 100 famílias que perderam quase tudo no ciclone de 2008', lembrou, afirmando que sem dragagem o nível do arroio atingia a calçada e nos dias de chuva a água invadia as casas.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP), Ernesto da Cruz Teixeira, lembrou que num primeiro momento será feita a dragagem do trecho entre a ponte da avenida Serraria e a foz do arroio, no Guaíba. 'A obra deveria ter iniciado há mais tempo, mas como foi necessário aguardar liberação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), tivemos que esperar', afirmou o diretor.
(Correio do Povo, 12/05/2009)