Regiões Celeiro e Zona da Produção priorizaram socorro aos agricultores
Desde ontem, apenas os serviços de recolhimento do lixo, atendimento na área da saúde e o transporte de água aos agricultores são mantidos pelas 21 prefeituras da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro). As prefeituras ficam fechadas até a próxima sexta-feira. O transporte escolar foi suspenso e as escolas municipais interromperam aulas.
Segundo o presidente da Amuceleiro e prefeito de Vista Gaúcha, Claudemir Locatelli, o ato visa mostrar a gravidade da situação provocado pela falta de chuva. 'Com a paralisação, as prefeituras reduzirão gastos em umas áreas e assim haverá dinheiro para manter a estrutura de transporte de água a mais de 3 mil famílias.' As perdas com a seca na região se aproximam de R$ 200 milhões. Comissão da Amuceleiro viaja hoje a Brasília em busca de ajuda aos agricultores atingidos pela estiagem. Os prefeitos visitarão os ministérios da Integração Nacional, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Agricultura.
As 45 prefeituras da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) também fecharam as portas ontem. O atendimento será normalizado a partir de hoje, mas na próxima sexta-feira voltam a ser interrompido. Além de ajuda aos municípios atingidos pela seca, os prefeitos querem que o governo federal destine recursos para compensar a queda de quase 20% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Durante a tarde de ontem, foram registradas chuvas esparsas na região do Médio Uruguai, insuficientes para alterar o quadro de falta de água e perdas na agricultura. Sensibilizada com a paralisação sugerida pelos gestores de educação, o campus da Universidade Regional Integrada de Frederico Westphalen suspendeu as aulas ontem. Segundo o diretor-geral da URI, César Luis Pinheiro, a decisão objetiva fortalecer a ação conjunta na região.
Os 27 prefeitos das Missões decidiram nessa segunda-feira, durante reunião em Cerro Largo, marcar para o próximo dia 25 paralisação das atividades e um ato público no trevo de acesso a Entre-Ijuís, no entroncamento da BR 285 e RS 344.
(Correio do Povo, 12/05/2009)