Depois de um fim de semana de sol, a chegada de uma frente fria pode amenizar os efeitos da seca no Rio Grande do Sul desde o final do ano passado. Apesar de trazer alívio, meteorologistas avaliam que a instabilidade não deve ser suficiente para resolver o problema. A estiagem já atinge 39,5% dos municípios gaúchos.
Ontem, o Dia das Mães foi de sol e de temperatura elevada na maior parte do Estado. Em Porto Alegre, os termômetros chegaram aos 29°C à tarde. Hoje, porém, o tempo deve mudar.
Vinda do Uruguai, uma frente fria pode causar temporais isolados já a partir do fim da tarde em municípios do Sul e do Oeste. Conforme a meteorologista Mônica Lima, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há possibilidade de granizo, incidência de raios e rajadas de vento nessas regiões.
A partir de amanhã, em virtude da formação de um canal de umidade proveniente da Amazônia, o sistema deverá avançar sobre o Estado e ficar estacionado por aqui pelo menos até quinta-feira, quando tende a se deslocar para o Oceano. Até lá, devem ser registradas pancadas em diferentes pontos do Rio Grande do Sul.
Amanhã, segundo Mônica, deve chover mais no Centro e no Leste e, na quarta-feira, a precipitação vai chegar com mais intensidade ao norte do Estado – onde se concentra a maior parte dos 196 municípios em situação de emergência em razão da falta de água.
Na quinta-feira, segundo Estael Sias, da Central Meteorologia, pode haver alguma precipitação no Leste e no Norte. Para sexta-feira, a previsão é de que o sol volte com força, acompanhado de queda brusca na temperatura.
(Zero Hora, 11/05/2009)