Para minimizar as perdas com a seca no Estado, a governadora Yeda Crusius anunciou ontem a liberação de R$ 5 milhões e a isenção para os produtores prejudicados que financiaram a compra de sementes para o milho safrinha. Os recursos já disponíveis serão destinados à canalização de poços artesianos perfurados em 202 municípios para suprir a falta de água.
A viagem da governadora, passando por Carazinho, Soledade e Erechim, foi aproveitada para monitorar o cenário da seca no Estado, que já conta com 196 municípios em situação de emergência. Ao desembarcar em Erechim, ela admitiu haver chegado na região mais atingida.
– Sobrevoando Carazinho e Soledade eu vi estiagem, mas quando cheguei aqui eu vi seca – salientou.
Recebida no aeroporto pelo coordenador da Defesa Civil no norte do Estado, Aurivan Chiochetta, a governadora disse ter observado que as propriedades que tem microaçude não estão sofrendo com a seca como as restantes.
Na semana que vem, o governo federal também deverá anunciar medidas de socorro aos pequenos agricultores, especialmente aos produtores de leite. O que está em estudo, após a pressão de representantes do setor, são linhas de financiamento ou outros mecanismos que garantam renda.
(Zero Hora, 08/05/2009)