Secretaria pretende orientar população sobre animal que também é vítima da febre amarela
Para colaborar com as autoridades sanitárias no monitoramento da Febre Amarela, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Semam) está disponibilizando um telefone de plantão para orientar as pessoas que encontrarem bugios mortos na zona rural de Novo Hamburgo.
O titular da Semam, Ernani Galvão, explica que o bugio é uma espécie de sentinela. A morte do animal pode indicar a presença do mosquito transmissor da febre amarela, mas ele não é um transmissor da doença. Por isso, o secretário pede que ninguém capture, maltrate ou até mesmo mate os bugios, o que configuraria crime ambiental. "Quem transmite a doença é o mosquito. E um bugio morto pode indicar sua presença naquela mata", explica Galvão.
O secretário observa que nenhum bugio foi encontrado morto em Novo Hamburgo neste período em que surgiram casos de febre amarela em alguns pontos do estado. A orientação da Semam para quem avistar um bugio morto é evitar o contato e impedir que outros animais se aproximem.
O plantão da Semam deverá ser avisado através do telefone 9645-7266, no horário das 18h às 24h, de quinta à sexta-feira, das 8h às 24h, aos sábados, e das 8h às 18h aos domingos.
(Jornal NH, 08/05/2009)