Secretaria montou uma estratégia especial para fazer frente à grande procura
A Secretaria Municipal da Saúde de Portão montou uma estratégia especial para fazer frente à grande procura pela vacina contra a febre amarela. Em vez de aplicar a injeção no Posto Central, as equipes atuam desde terça-feira no Centro de Atividades Lothar Kern, que fica na Praça do Chafariz, local onde geralmente ocorrem grandes eventos festivos. O secretário da Saúde, Tadeu Stringari, destacou que a medida visa a melhorar o atendimento à população. "No início da manhã tínhamos pelo menos 150 pessoas na fila. Como esse povo todo ia permanecer no Posto Central? Ia causar um grande tumulto, muita aglomeração, principalmente às atividades de rotina.’’
A iniciativa deu certo. Mesmo com a concentração de centenas de usuários, a espera na fila levava, em média, de 15 a 20 minutos. Sob a supervisão do secretário da Saúde, seis servidores atenderam ao público, graças a um remanejamento de técnicos lotados em outras unidades. Em duas horas de trabalho, mais de 150 pessoas que chegaram cedo ao local já tinham se imunizado. A expectativa era chegar a 300 doses, ou seja, todo o quantitativo disponível em estoque. "Só paramos entre as 12 e 13 horas para o almoço e a reposição de estoques’’, detalha Stringari.
Ainda não se sabe ao certo até quando o mutirão continuará no Centro de Atividades. O secretário acredita que a medida se estenderá até o final desta semana, o que pode mudar, de acordo com o fluxo da demanda. A enfermeira Daniela Szulcsewski, coordenadora do programa de imunizações, ressalta que no momento não há necessidade de corre-corre aos postos. "Portão está fora da área de risco. Portanto, a vacina só é necessária para quem vai viajar para essas localidades’’, esclarece.
(Jornal NH, 08/05/2009)