O vereador Mauro Zacher (PDT), relator da Temática 1 da Comissão Especial do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) - que analisa Desenvolvimento Urbano, Estratégias e Modelo Espacial -, está promovendo, junto com o vereador Beto Moesch (PP), um seminário sobre Planejamento Cicloviário. Tramita na Casa, desde 2008, projeto do Executivo que identifica 495km de vias adaptáveis ao trânsito de bicicletas. De acordo com a iniciativa, três trechos - na Ipiranga, na Sertório e na Restinga - deverão ser priorizados em 2009, assim que a Lei for aprovada.
A Temática 5, que estuda a Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade, teve cancelada a reunião desta semana, segundo a relatora Maria Celeste (PT), para que os vereadores possam participar do Seminário de Planejamento Cicloviário, que acontece na sexta-feira (8/5), às 9h30min, no plenário Ana Terra da Câmara Municipal, Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º andar.
Temáticas
Duas Relatorias Temáticas que analisam a revisão do PDDUA estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira (7/5) para organização dos trabalhos. A Temática 2, que discute o Sistema de Planejamento e Adequação ao Estatuto da Cidade, reuniu-se no plenário Otávio Rocha para definir a metodologia dos trabalhos que se iniciarão a partir da próxima semana. Deverá se unir ao grupo um assessor técnico, que, segundo o relator, vereador Nelcir Tessaro (PTB), deve ser um advogado especializado em direito ambiental a ser indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Tessaro acredita que a prioridade é definir quantas e quais das mais de 700 áreas de loteamentos irregulares da Capital poderão ser consideradas Área Especial de Interesse Social (AEIS). “Temos que, primeiramente, conhecer a cidade”, disse. Estiveram presentes também os vereadores Paulinho Rubem Berta (PPS) e Mário Manfro (PSDB).
A Relatoria Temática 3, que trata do Plano Regulador, esteve reunida no Salão Nobre Dilamar Machado com a presença do relator, vereador Reginaldo Pujol (Dem), os vereadores Mauro Pinheiro (PT), Toni Proença (PPS) e Beto Moesch (PP), além de Romano Tadeu Botin, da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), e Silvio Belmonte de Abreu Filho, da Universidade Federal do RS (UFRGS). Marcos da Silva, coordenador do curso de Arquitetura do Centro Universitário Metodista IPA, também prestigiou a reunião desta Temática, mas a partir da próxima semana irá assessorar a Comissão Temática 4 na análise dos Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 07/05/2009)