Na última quarta-feira, o governo do Estado finalizou o Plano Diretor do Cais do Porto da Capital, essencial para o projeto de revitalização do Cais, em discussão há mais de 20 anos. Com a entrega do Plano Diretor à prefeitura de Porto Alegre, o governo gaúcho deu um passo fundamental para alavancar o projeto, que dará nova cara à Capital e poderá atrair novos turistas para o Estado, além de melhorar nossas chances de sediar jogos da Copa de 2014.
A promessa do governo é abrir a licitação nos próximos meses e concluir o novo complexo antes da Copa do Mundo, pois a revitalização será essencial para o projeto de ter a Copa 2014 no RS. Deslanchar a revitalização do Cais mostrará à equipe da FIFA a nossa organização e dará ainda mais fôlego à preparação do Rio Grande do Sul para o evento.
Desde a minha gestão na Secretaria de Turismo do Estado, tenho acompanhado de perto o projeto para que a área pública do Cais passe a ser ocupada para investimentos da iniciativa privada. A prioridade é fazer com que essa área seja destinada a projetos de cultura, entretenimento, lazer e gastronomia, respeitando a identidade de Porto Alegre, exatamente como ocorreu em Buenos Aires, onde o antigo porto transformou-se no Puerto Madero, hoje uma das principais atrações turísticas da Argentina.
As obras do Cais serão realizadas totalmente pela iniciativa privada e deverão custar cerca de R$ 500 milhões. Mais do que representar um grande investimento para a cidade e um marco para a Copa 2014, a revitalização do Cais retomará a relação dos porto-alegrenses com o Rio Guaíba e qualificará a área central da capital dos gaúchos.
(AL-RS, 07/05/2009)