A Operação Arco de Fogo, que combate o desmatamento ilegal e comércio clandestino de madeira na Amazônia Legal, fechou nesta terça-feira dois garimpos clandestinos de ouro e prendeu sete pessoas em Peixoto de Azevedo (MT). Segundo a Polícia Federal, os garimpos estavam funcionando com aproximadamente 40 pessoas. Dos sete presos, três eram donos dos garimpos e quatro eram operadores das máquinas. Os demais trabalhadores foram liberados.
Foram apreendidos dois tratores tipo esteira e três retroescavadeira esteira, avaliados em cerca de R$ 1,5 milhão, segundo a PF. A operação, iniciada em fevereiro de 2008, reúne fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e homens da PF e da Força Nacional de Segurança.
As ações da Arco de Fogo têm como base as cidades de Tailândia (PA), Machadinho D'Oeste (RO), Sinop e Alta Floresta (MT). Nesses três municípios e em áreas vizinhas foram fiscalizadas 56 empresas, além de propriedades particulares. Dessas, 38 foram fechadas por irregularidades. Quatro serrarias clandestinas foram desmontadas. Mais de 1.000 fornos de carvão foram destruídos. Entre os bens apreendidos encontram-se 34 veículos utilizados na prática do crime ambiental, 27 motosserras, quatro armas e 44 equipamentos empregados no beneficiamento de madeira.
(Folha Online, 05/05/2009)