Governadora entrega hoje à prefeitura projeto que prevê construção de uma torre de cem metros para abrigar escritórios
Prometida há quase duas décadas, a revitalização do Cais Mauá terá mais um capítulo hoje, às 9h30min, quando a governadora Yeda Crusius entregar ao prefeito José Fogaça o resultado do trabalho realizado durante dois anos por uma equipe coordenada por Edmar Tutikian, com a participação de técnicos do governo e da prefeitura. O projeto de alteração do plano diretor para a área portuária precisa ser aprovado pela Câmara antes da abertura da licitação para escolher a empresa encarregada de executar as obras.
O projeto, definido a partir da manifestação de interesse de grupos dispostos a investir na área do Cais Mauá, prevê a preservação dos armazéns, que passarão a abrigar restaurantes, bares, livrarias e centros culturais. Está prevista a construção de uma torre de cem metros de altura, para escritórios comerciais, nas proximidades da Estação Rodoviária, e de um prédio menor, de 18 metros, próximo à Usina do Gasômetro.
A proposta vencedora é a do mesmo grupo que transformou o antigo porto de Barcelona em uma área de lazer e tem como sócio brasileiro o arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. Ao investidor que vencer a licitação para a execução do projeto, o governo deverá ceder a área por pelo menos 50 anos. Esse grupo locará os espaços para os interessados em explorar bares, restaurantes ou outros empreendimentos previstos no projeto.
(Zero Hora, 06/05/2009)