Votação sobre construções em área localizada na zona sul da Capital foi definida ontem entre TRE e prefeituraA consulta popular sobre a área do antigo Estaleiro Só, na Capital, deverá ocorrer em agosto por meio de 330 urnas eletrônicas, distribuídas em 90 locais de votação. A decisão foi tomada ontem em reunião entre o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Avotação, que será facultativa, deverá ocorrer até a terceira semana de agosto. A população irá às urnas para dizer se concorda com a possibilidade de construção de empreendimentos residenciais, além dos comercias já permitidos, na área do estaleiro.
A consulta vai ser realizada apesar de no início do mês passado a BM Par, empresa responsável pela área, ter anunciado que somente erguerá prédios comerciais na área, na zona sul da Capital. Para a prefeitura, é importante a população ser ouvida para pôr um fim à discussão sobre o tema.
O número de urnas a ser usado é 10% superior ao empregado nas eleições dos conselheiros tutelares, processo usado como modelo para a consulta. De acordo com Fortunati, as urnas adicionais serão instaladas nos bairros que sofrerão maior impacto do empreendimento.
– Essas regiões ganharão reforço, mas toda a cidade terá a oportunidade de participar – disse Fortunati.
(Zero Hora, 06/05/2009)