O período de chuvas intensas continua prejudicando a Região Nordeste. No Piauí, 19 municípios foram atingidos pelas chuvas, sendo que 14 já decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil do estado, cerca de 5.200 famílias estão desabrigadas e não há registro de mortes em decorrência das chuvas. Segundo o coordenador de logística da Defesa Civil, Dorival Danunzio, a situação é mais grave em Teresina, pois a vazante do Rio Poti subiu sete metros e inundou alguns bairros. “A ponte que liga o centro a alguns bairros está interditada e causando um grande tumulto, porque a água tomou a pista”, disse.
Nesta terça (05/05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Wellington Dias vão sobrevoar a cidade de Teresina, para observar os estragos provocados pelos alagamentos. No município piauiense de Santa Cruz dos Milagres, mais de 5 mil romeiros ficaram ilhados por causa das estradas alagadas. Entretanto, de acordo com o coordenador, a Defesa Civil já está tomando as providências para retirá-los do local. De acordo com Danunzio, as famílias atingidas estão sendo atendidas em abrigos e recebem alimentos, medicamentos, entre outros. “A Defesa Civil tem mais 4 mil cestas com travesseiros, cobertores, mosqueteiros, filtros, entre outros, no estoque”, informou.
No Ceará, a situação também é crítica. Até agora, foram registradas quatro mortes e 88 pessoas feridas. Além disso, mais de 107 mil pessoas foram atingidas, sendo que 5.892 estão desabrigados e 12.712 estão alojados em casas de parentes ou amigos. A Defesa Civil do Ceará informou que 52 municípios foram atingidos e desses, quatro decretaram situação de emergência – Uruburetama, Milhã, Itapajé e Cedro. A situação mais crítica é no norte do estado. As chuvas ainda devem causar mais transtornos aos estados do Nordeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem continuar até o final da semana, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
(Agência Brasil, 04/05/2009)