O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) concluiu a instalação de 5,62 mil caixas d’água em residências de famílias de baixa renda. Além dessa iniciativa, para enfrentar a estiagem, houve a colocação de hidrômetros em milhares de casas e o conserto de vazamento nas redes de distribuição. A diretora do Daeb, Estefania Damboriarena, disse que as medidas geraram economia de 19% no volume de água tratada. 'Assim, prolongamos significativamente a capacidade de abastecimento da população usando os mesmos volumes de água contidos nas barragens', ressaltou.
A instalação das caixas d’água começou em 2007 e absorveu R$ 3 milhões. Segundo Estefania, a ação beneficiou 23 mil moradores de todos os bairros. Antes, as famílias eram abastecidas com caminhões-pipa do Daeb e muitas chegavam a ficar de três a quatro dias sem água.
Em Alegrete, cinco comunidades rurais reclamam da falta de água até para o gado. A Defesa Civil, com o apoio do Exército, leva às localidades, todos os dias, caminhões-pipa e um caminhão-caçamba da prefeitura (com 15 mil litros). São abastecidos moradores de Jacaraí, Vasco Alves, Passo Novo, Durasnal e Pinheiros. Conforme o secretário da Comissão Municipal de Defesa Civil, Ronaldo Oliveira, este ano, já foram distribuídos 686 mil litros desde que começou a estiagem.
(Correio do Povo, 04/05/2009)