A Petrobras extraiu, nesta sexta (01/05), o primeiro barril de petróleo da jazida de Tupi, a maior descoberta no país e que tem reservas calculadas em entre cinco e oito bilhões de tonéis. Em um ato no Rio de Janeiro que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, artistas, líderes sindicais e esportistas, a Petrobras apresentou um pequeno barril de petróleo que foi extraído da jazida. O campo de Tupi, situado em águas profundas da Bacia de Santos e cerca de 290 quilômetros do litoral, é o primeiro que a empresa começa a explorar na camada de pré-sal.
A concessão para explorar hidrocarbonetos em Tupi foi concedida a um consórcio no qual a Petrobras é operadora e majoritária (65%), mas que também tem como parceiros o grupo britânico BG Group (25%) e o português Petrogal (10%).
– É um dia de glória – disse Lula depois que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, entregou um barril simbólico.
Inicialmente estava prevista a visita do presidente Lula à plataforma, mas as condições climáticas desfavoráveis apresentadas no mar e excesso de ventos não foram recomendadas para a viagem do presidente em helicóptero por cerca de 1hora e meia. O presidente José Sérgio Gabrielli ressaltou rapidez com que a produção na área foi viabilizada. Ele lembrou que a primeira descoberta no pré-sal da Bacia de Santos foi em 2006.
– E menos de quatro anos estamos retirando o primeiro óleo do local, coisa que em outros locais só acontece após sete ou oito anos.
Gabrielli destacou que será buscado o aumento do conteúdo nacional dos equipamentos contratados, com a atração de investimentos no setor naval e na cadeia do petróleo.
– Queremos válvulas, plataformas, sondas brasileiras, tudo fabricado aqui, gerando emprego e renda.
(Diário Catarinense, 02/05/2009)