Características visuais da floresta são parecidas com as da atlântica. Segundo pesquisador, local é único no bioma amazônico
Expedição científica realizada na pequena Ilha de Ipomonga (12 km²) no município de Curuçá, no nordeste do Pará, encontrou vegetação com características de mata atlântica em plena Amazônia. Segundo o chefe da expedição, o pesquisador Samuel Almeida, do Museu Paraense Emílio Goeldi, embora as espécies do local sejam todas encontradas na Amazônia, a aparência é de mata atlântica por causa da grande quantidade de epífitas (plantas que crescem sobre outras plantas, como as bromélias) e por causa das árvores com troncos cobertos de musgo.
Outra característica comum à mata atlântica encontrada na Ilha de Ipomonga é a forte presença de plantas caducifólias (que perdem suas folhas na época menos chuvosa do ano). “No bioma amazônico são mais comuns as plantas que mantêm suas folhas durante todo o ano. É uma floresta sempre verde”, explica o pesquisador.
Almeida se surpreendeu com os achados na ilha. “Já tinha estado lá, mas não tinha reparado nessas características”, conta. Segundo ele, o principal fator que permitiu que a ilha tivesse esse aspecto único dentro da Amazônia é a proximidade com o mar – ela fica a apenas 5 km do Oceano Atlântico e é banhada por água salgada.
(Por Dennis Barbosa, Globo Amazônia, 28/04/2009)