Bagé registrou 0,8 milímetros de chuva neste mês de abril – situação não vista desde 1929, quando a precipitação foi zero. Conforme o Daeb, se não chover pelo menos até a segunda quinzena de maio, haverá racionamento de água.
Para abastecer o interior, os carros-pipa da Prefeitura de Vista Gaúcha, na região Celeiro, transportam 252 mil litros das 7h às 23h30min. Em Palmitinho, árvores nativas e frutíferas estão secando. 'É um quadro desolador', avalia o prefeito Jair Albarello. O município transporta 350 mil litros de água por dia para 350 famílias.
Em Santa Maria, alguns distritos começam a sentir os efeitos da estiagem. A Defesa Civil abastece com bombonas de água 12 famílias que residem no distrito de Santa Flora. No distrito de Boca do Monte também há moradores com problemas de abastecimento de água.
A proliferação de algas é intensa no rio Uruguai, em São Borja. A Corsan aplicou 400 quilos de carvão ativado para tratar os 10 milhões de litros de água usados no abastecimento. A população reclama do cheiro e da coloração do produto.
(Correio do Povo, 29/04/2009)