A confirmação da morte de dois bugios, por febre amarela, em Guaíba, levou a Secretaria Estadual da Saúde a ampliar a área de vacinação, que agora inclui o município de Porto Alegre. O anúncio foi feito ontem pelo secretário Osmar Terra.
A partir de segunda-feira, Porto Alegre deverá disponibilizar a vacina em todas as Unidades de Saúde. Além disso, agentes comunitários e do Programa Saúde da Família iniciaram a busca de pessoas que vivem na área rural ou de mata para se imunizarem. De acordo com Osmar Terra, a inclusão da Capital e de mais 17 municípios onde não existe a circulação do vírus é uma medida extrema de precaução. A imunização é considerada prioritária para quem entra na mata sem estar vacinado.
Os municípios que foram incluídos na área de risco são: Alvorada, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Porto Alegre, São Jerônimo, Sertão Santana, Viamão, Rosário, Dom Pedrito e Piratini. Agora são cerca de 5 milhões de pessoas nas áreas de risco. Grande parte da Região Metropolitana, o Norte do RS e parte da Metade Sul estão fora da zona de risco.
Desde outubro de 2008, foram registrados 18 casos da doença no Rio Grande do Sul, com sete óbitos.
(Gazeta do Sul, 29/04/2009)