A Quip vai construir o convés, dois módulos e as obras de integração da plataforma
Uma solenidade no canteiro de obras da WTorre, responsável pela construção do dique seco na Barra de Rio Grande, marcou hoje a inauguração pela Petrobras do setor de oficinas destinado à Quip/SA — empresa que vai atuar na construção da plataforma de petróleo P-55 no sul do Estado.
O ato pode ser considerado o início das atividades da P-55 na cidade, que no ano passado abrigou a construção da também milionária P-53. A Quip vai construir o convés, dois módulos e as obras de integração da plataforma.
Cerca de 1,5 mil operários atuam na área do dique. Na recém-inaugurada oficina de 19 mil metros quadrados serão feitos o corte e a fundição das vigas e chapas metálicas que posteriormente serão encaminhadas ao setor de pré-edificação. Nesta área, que ainda está em construção, serão montados os blocos que compõem o processo de montagem da plataforma.
O gerente setorial da Petrobras, José Luis Cunha, anunciou também que já estão em Rio Grande 12 vigas estruturais, confeccionadas em aço, que servirão de base para o convés da plataforma. As vigas, com seis metros cada uma, chegaram ao município em quatro caminhões.
A construção da P-55 deve começar no início de 2010, logo após a chegada do casco, em dezembro. A plataforma deve ficar pronta em julho do ano seguinte, e será do tipo semissubmersível. A plataforma irá atuar no Campo de Roncador, a 125 quilômetros do Cabo de São Tomé, em Campos, no Rio de Janeiro. A estrutura será destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia e, junto com o petróleo, deverá produzir 4,5 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente.
(Zero Hora, 28/04/2009)