Ao menos 43 barragens transbordaram nesta segunda-feira (27/04) na Paraíba em razão dos fortes temporais que têm atingido o Estado desde o início de abril. Segundo a Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), outros 12 açudes públicos estão com volume d'água acima de 90% da capacidade máxima. Os 123 mananciais monitorados pela Aesa no Estado acumulam 3,9 bilhões de metros cúbicos d'água, o que representa 87% da capacidade total de reserva hídrica. Equipes da Defesa Civil continuam a monitorar as regiões afetadas no sertão do Estado.
Em São João do Rio do Peixe (507 km de João Pessoa), há 50 famílias desabrigadas e outras 270 famílias nas áreas alagadas. Também existem 200 famílias desabrigadas na cidade de Sousa (436 km de João Pessoa). Nesta segunda-feira, o governo do Estado decretou situação de emergência em três municípios _Sousa, Poço Dantas e Catingueira.
No Maranhão, de acordo com o governo do Estado, 21.893 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas por causa das chuvas. São ao menos 23 municípios em situação de emergência. Cerca de 75 toneladas de alimentos doados pelo governo federal chegaram ao Estado no fim de semana para serem distribuídos aos desabrigados. A carga foi transportada em cinco viagens por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).
A previsão é de mais chuvas nos próximos dias nos Estados.
(Por Renata Baptista e Pablo Solano, Folha Online, 27/04/2009)