A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton afirmou, nesta segunda-feira (27/04), que seu país "está plenamente envolvido e preparado para liderar" a luta contra a mudança climática, e que também está decidido a atuar rapidamente para enfrentar o que chamou de "ameaça global". Em discurso na inauguração da sessão preparatória do Fórum das Maiores Economias sobre Energia e Clima, Hillary repetiu até três vezes que os EUA assumirão um papel de liderança nas negociações para frear o avanço da mudança climática.
A chefe da diplomacia americana sugeriu que o novo governo pretende recuperar o tempo perdido na administração anterior. "Os EUA já não estão mais ausentes", disse Hillary, que informou que seu governo está fazendo da mudança climática "o foco de sua política externa".
A reunião de segunda-feira é a primeira de várias que acontecerão antes da realização, em julho, do Fórum das Maiores Economias sobre Energia e Mudança Climática na Itália, organizado pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. O fórum, da mesma forma que suas sessões preparatórias, envolve representantes das 17 maiores economias e de países emergentes, assim como de União Europeia, Dinamarca e ONU.
(Folha Online / Ambiente Brasil, 27/04/2009)