Com a proximidade do fim do prazo para sancionar ou vetar o projeto Pontal do Estaleiro, o prefeito José Fogaça disse ontem que somente após a reunião com o Comitê Gestor, marcada para hoje, irá formalizar sua posição, que deverá ser pela sanção da proposta. 'Não quero que seja uma decisão arbitrária do prefeito, mas uma decisão de governo.' O prazo termina quinta-feira.
A proposta sofreu várias reviravoltas desde a sua aprovação. No início de abril, a direção da BM Par Empreendimentos, proprietária do terreno, enviou documento ao prefeito comunicando sobre a desistência de construir prédios residenciais no local. Mesmo assim, Fogaça garantiu que manterá a consulta popular marcada para junho, quando a população deverá dizer se é ou não favorável à construção de apartamentos próximos à orla do Guaíba.
O prefeito também adiantou que sancionaria a matéria integralmente. A desistência do empreendedor em relação ao projeto teria sido motivada por uma emenda que prevê a construção das edificações a uma distância mínima de 60 metros da orla do Guaíba, aprovada durante a votação da matéria na Câmara.
(Correio do Povo, 28/04/2009)