Uma audiência pública nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores mobilizará Uruguaiana e região em favor da manutenção, na Fronteira-Oeste, da Usina Termelétrica da AES Empreendimentos. As turbinas estão paradas desde maio do ano passado em razão do corte de fornecimento de gás natural por parte da Argentina.
A UTE foi a primeira Usina Térmica do Brasil e entrou em operação em 2000. Com capacidade de gerar 600 megawats de energia limpa – significando 17% do consumo do Rio Grande do Sul – representou investimento de 310 milhões de dólares. No primeiro momento, 16 dos 30 funcionários da UTE foram dispensados. Só em 2008 ,o município deixou de arrecadar R$ 4 milhões em impostos gerados pela usina.
Segundo os organizadores, quando acabar o debate no plenário do Palácio Borges de Medeiros haverá manifestação da comunidade, de lideranças políticas e de classistas na cabeceira da Ponte Internacional, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres, na Argentina. A Câmara de Dirigentes Lojistas anunciou o fechamento do comércio, em solidariedade ao movimento.
(Correio do Povo, 28/04/2009)