A região da Grande Santa Rosa sofre mais a cada dia sem chuva. Das três cidades que ainda não estavam em situação de emergência na região, duas, Novo Machado e São José do Inhacorá, assinaram decreto ontem. Tucunduva deve assinar hoje o decreto. Três de Maio trabalha no socorro de 178 famílias atingidas pela escassez de água para consumo humano. Horizontina registra seca histórica no rio Buricá.
As comunidades mais atingidas na cidade de Três de Maio são os distritos de Manchinha e Progresso. Fontes, açudes e córregos que abasteciam propriedades secaram, e famílias buscam água numa fonte que abastece os dois distritos. 'Para os animais, um caminhão-pipa realiza o transporte de 36 mil litros de água por dia', explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz. De acordo com ele, a prefeitura não possui caminhão-pipa para abastecer a população.
Na cidade de Horizontina, cem famílias das comunidades Mambuca, Lajeado Coqueiro, km 20 e Boa Vista estão racionando água. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Averi Luiz Padoim, o bombeamento nos poços ocorre dia e noite. A água não é suficiente para a demanda, e está sendo racionada pela população. Reservatórios, puxados por tratores, distribuem 40 mil litros de água para consumo animal. 'Mas há muitos riachos e açudes já secos', citou.
Segundo Helvino Behling, sub-prefeito do Distrito de Vila Cascata, interior do município de Horizontina, o rio Buricá, que passa pelo distrito, está a 4 metros abaixo do nível normal. 'Em 20 anos, esta é a estiagem que deixou o rio em seu nível mais baixo', apontou.
(Correio do Povo, 28/04/2009)