A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove nesta terça-feira (28/04), Dia da Nacional da Caatinga, um debate sobre a situação atual de conservação e o uso sustentável desse bioma. Serão apresentados instrumentos de gestão, como o Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Nordeste, o Sistema de Monitoramento do Desmatamento da Caatinga, a criação de unidades de conservação e o Plano de Divulgação da Caatinga. A audiência será realizada às 14 horas no plenário 8.
Esse último é considerado fundamental pelos defensores da Caatinga. Eles argumentam que o bioma é ainda pouco conhecido, divulgado e reconhecido, o que dificulta bastante a sua conservação. Também serão discutidos o Programa de Conservação e Uso Sustentável da Caatinga, a criação de unidades de conservação federais e o Plano de Fiscalização da Caatinga, todos previstos para este ano. Todas as ações em andamento visam reverter o quadro de esquecimento do bioma, que hoje tem somente 7% de sua área protegida.
Foram convidados para a abertura o presidente da Câmara, Michel Temer, e a secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabela Mônica Vieira Teixeira. O expositores serão:
- a secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Maria Cecília Wey De Brito;
- o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Egon Krakhecke;
- o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho;
- o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco;
- o presidente do ICMBIO, Rômulo Melo;
- o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Aristides Monteiro Neto (representando os secretários estaduais de Meio Ambiente do Semiárido Brasileiro);
- - a representante do Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga Alexandrina Sobreira De Moura;
- o integrante da ONG Caatinga Reginaldo Alves de Souza, representando a Articulação Semi-Árido (ASA).
(Agência Câmara, 27/04/2009)