Para o coordenador do evento, deputado estadual Pedro Uczai (PT), o Brasil não pode se transformar apenas em um grande produtor de cana para a produção do álcool, mas acima de tudo um grande produtor de alimentos.
Porto Alegre (RS): Foi lançado na última semana o II Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável do Sustentar 2009. Promovido pelo parlamento catarinense, o Sustentar 2009 conta com o apoio de vários Movimentos Sociais, entidades organizadas da sociedade civil e universidades. O idealizador e coordenador do evento, deputado estadual Pedro Uczai (PT), salienta que o objetivo é debater sobre a sustentabilidade ambiental, energias renováveis, produção de alimentos e consumo responsável. “Nós queremos um povo brasileiro e uma agricultura que produza energia renovável de um lado, mas que também produza alimentos. Nós não queremos transformar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná em grandes produtores só de energia renovável, como a produção de cana para a produção do álcool. Nós queremos continuar sendo um grande produtor mundial de alimentos e ao mesmo tempo um grande produtor de energia limpa e renovável”, enfatiza.
Outro ponto, que certamente ganhará espaço no “Sustentar 2009”, é a polêmica acerca do novo código ambiental catarinense. Para isso, diz Uczai, há possibilidade da participação do Ministro do Meio ambiente Carlos Minc. “O Sustentar 2009 será um espaço aberto para a discussão do novo código ambiental catarinense. Ele é polemico, tem vários pontos de inconstitucionalidade porque contraria a legislação federal. Por isso, queremos trazer o Ministro Carlos Minc. Na semana que vem estarei conversando com o Ministro em Brasília, fazendo o convite para ele vir até o evento debater sobre essa questão do novo código ambiental catarinense”, comenta.
A abertura oficial do Sustentar 2009 ocorre no dia 27 de maio. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas através do site www.alesc.sc.gov.br. Além das palestras, também será lançado o livro “Inevitável Mundo Novo”, organizado pelo deputado Pedro Uczai. Mais informações no telefone (48) 3221-2662.
(Por Joel Felipe Guindani, Agência Chasque, 23/04/2009)