Brasília - A Defesa Civil de Santa Catarina lançou alerta para a concentração de chuvas na faixa leste do estado catarinense até esta sexta-feira (24). Quinta, o município de Governador Celso Ramos decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas e, em Florianópolis, foi registrado um óbito em decorrência da tempestade. No estado há 170 desabrigados e 925 desalojados.
Além de Governador Celso Ramos, os municípios de Florianópolis, Biguaçu, Bombinhas, Palhoça, Porto Belo, Penha, Camboriú, Itajaí e Itapema apresentam pontos de alagamento, quedas de barreiras e árvores e alguns locais de deslizamento de encosta.
Crédito
A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei 4689/09, do deputado Acélio Casagrande (PMDB), que prevê a abertura de linhas de crédito nos bancos oficiais para atender às vítimas de calamidade pública.
De acordo com o texto, cada família atingida terá direito a crédito de até R$ 50 mil e 36 meses para começar a pagar o empréstimo. Com a proposta, Casagrande espera incentivar a economia de municípios atingidos por enchentes, por exemplo, e promover a recuperação das condições de vida da população atingida.
(Digital Abc, 23/4/2009)