Nesta sexta-feira (24/4), integrantes dos movimentos da Via Campesina no Rio Grande do Sul realizarão uma audiência pública, às 10h, na Câmara de Vereadores de Palmeiras das Missões, com o objetivo de debater e buscar soluções para os graves problemas ocasionados pela estiagem que assola a região.
A audiência terá participação de representantes da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa e do governo federal. No mesmo dia, camponeses irão fazer vigílias nos municípios de Erechim, Ibiraiaras, Rio Pardo, Canguçu e Taquari.
Para estas atividades também serão convidados prefeitos municipais, vereadores, deputados estaduais e federais, representantes das igrejas e entidades sociais. Um dos pontos em debate será a proposta de anistia das dívidas dos agricultores.
Para Claudemar Kielb, militante do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), a situação na agricultura está cada vez mais grave e os efeitos da estiagem agora atingem também a população urbana dos municípios. “Estamos dispostos e somos capazes de continuar na nossa atividade, mas, para isto, precisamos urgentemente de ações do governo que nos permitam continuar produzindo alimentos para o povo brasileiro. Os governos dão muito dinheiro para “salvar” as grandes empresas brasileiras e estrangeiras, no mesmo tempo que estas empresas estão demitindo seus funcionários. Para solucionar a crise, este dinheiro tem de ser investido na agricultura, pequenas e médias industrias e comércios”, conclui Kielb.
A Vigília no município de Erechim terá início às 10h e deverá se concentrar em frente aos bancos.
(MST / MAB, 23/04/2009)