A 14a Fenamilho Internacional, que começa neste sábado, dia 25, em Santo Ângelo, vai possibilitar dois importantes debates de interesse da região. Por proposição do deputado Adroaldo Loureiro (PDT), as comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e do Mercosul da Assembleia Legislativa realizarão audiência pública conjunta, às 18 horas da próxima segunda-feira, dia 27, no Centro de Convenções do Parque Siegfried Ritter.
Os temas previstos na pauta são o novo Código Florestal (Reserva Legal) e a construção das pontes internacionais sobre o Rio Uruguai, ligando Brasil com a Argentina. Loureiro explica que a nova legislação ambiental vem suscitando muita discussão e preocupação entre os produtores rurais.
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em recente visita ao Estado, por conta da Expodireto, em Não-Me-Toque, alertou que a produção de um milhão de pequenos e médios agricultores se tornará inviável caso legislação seja aprovada da forma que está. O novo código restringe o plantio, não permitindo, por exemplo, a utilização de áreas de várzea e encosta de morro, espaços já tradicionalmente utilizados no cultivo de grãos. O debate sobre esse tema está sendo organizado pela Comissão de Agricultura do Parlamento gaúcho, presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB).
Pontes
Já a Comissão do Mercosul, presidida pelo deputado Paulo Azeredo (PDT) vai discutir a questão das pontes internacionais ligando Brasil e Argentina. O objetivo é debater a melhor alternativa entre os vários municípios que pleiteiam a obra; e também saber dos governos do Estado e federal, o que está sendo feito para concretizar a ligação, considerada importante para o desenvolvimento regional.
(AL-RS, 24/04/2009)