Um caminhão carregado com 25 mil litros de óleo diesel capotou ontem pela manhã, na rua Carlos Dreher Neto, em Bento Gonçalves. O veículo seguia em direção a uma empresa no distrito industrial do município quando o condutor perdeu o controle, e o caminhão virou. Dos 25 mil litros de óleo diesel que eram transportados, 20 mil vazaram do veículo. O produto atingiu um trecho do arroio Barracão – o principal manancial de captação de água para a cidade. 'Tivemos sorte, pois o diesel atingiu o Barracão após a barragem. O que nos preocupa, porém, é que a fauna e a flora podem ser altamente prejudicadas', comenta o sargento Freitas, do Corpo de Bombeiros.
O acidente aconteceu a cerca de 40 metros de uma curva, e as causas, até a noite de ontem, eram desconhecidas. O caminhão foi retirado do local por volta das 16h40min. Conforme, quando a guarnição chegou ao local, o motorista estava preso às ferragens. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Tacchini sem correr risco de morrer. O trecho ficou parcialmente bloqueado, embora o caminhão tenha tombado na parte lateral da estrada. O sargento Freitas relata que houve problemas na rede elétrica de alta e de baixa tensão, mas o problema foi sanado ao longo do dia.
O engenheiro químico de serviços de emergência da Fepam, Luis Fernando Guaragni, confirma a ocorrência de dano ambiental numa área de 1,2 mil metros de comprimento. 'Na parte baixa, que demanda à linha Palmeiro, há seis famílias que utilizavam a água do arroio para o abastecimento, e pelo menos quatro delas foram prejudicadas', relata Guaragni.
(Correio do Povo, 24/04/2009)