Frenteagro estará presente na próxima segunda-feira(27) no município, um dos mais afetados pela falta de chuvas
Depois da aprovação, por unanimidade, de requerimento do deputado Jerônimo Goergen (PP) para a realização de audiência pública para tratar dos efeitos da estiagem no RS, a Frente Parlamentar Integrada do Agronegócio (Frenteagro) prepara-se para mais uma audiência na região Noroeste do RS. Na próxima segunda-feira (27) a Comissão fará audiência em Três Passos, a partir das 9hs da manhã, no Centro de Capacitação do município, que está localizado na rua Getúlio Vargas, n° 1077 (em cima do Banco do Brasil) A estiagem já afeta mais de cem municípios gaúchos. A região Noroeste do Estado é a que vem enfrentando as piores situações com a ausência de chuvas, com perdas nas lavouras de soja e outras culturas.
O presidente da associação dos municípios da Região Celeiro, Claudemir Locatelli, que trabalha em busca de alternativas para ajudar a população, revela os prejuízos da seca na região: “somente com a plantação de milho safrinha, tivemos perdas de 100%, com a soja foram em torno de 75% de perdas e a produção de leite diminuiu em 35%”, disse.
De acordo com a defesa civil, cerca de 101 municípios já declararam situação de emergência pelos efeitos da estiagem. O governo está disponibilizando cestas básicas, filtros e água para as localidades mais atingidas. Porém, medidas mais efetivas precisam ser aplicadas, é o que defende o Coordenador da Frenteagro da AL-RS, que acredita que só com uma política permanente de prevenção e combate a estiagem é que se dará amparo aos municípios: “que seja feita uma ação efetiva de respaldo aos municípios e agricultores, que vem tendo prejuízos econômicos freqüentes com os efeitos da estiagem. este será um importante debate que levantaremos em Três Passos, já que não pode haver uma ação única, eventual e individual. é preciso uma posição institucional para que se faça o devido amparo. Estive acompanhando o Coordenador estadual da defesa civil, Tenente Coronel Prates, na destinação de recursos emergenciais em municípios atingidos, e pude ver a precária situação em que se encontram. porém a estiagem como um todo precisa ser enfrentada”, avalia Jerônimo Goergen.
Na próxima sexta-feira (24), o assunto também será debatido na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, as 10h. Entre os municípios mais afetados estão Alpestre, Barra do Guarita, Braga, Esperança do Sul, Miraguaí, Nonoai, Pinheirinho do Vale, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.
(AL-RS, 22/04/2009)