Jardineiro descobriu o material quando fazia sua ronda pela manhã
Placas com mensagens ecológicas apareceram na manhã desta quarta-feira, Dia da Terra, pregadas a árvores do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. O jardineiro e tratorista da área, Carlos Aguiar, o Teixeirinha, fazia sua ronda habitual pelo parque quando deparou com os objetos por volta das 8h10min.
As placas continham informações sobre o tempo que leva para que materiais como o plástico se decomponham na natureza, e havia garrafas ou tampinhas coladas. Aguiar achou interessantes as mensagens e as manteve no local.
— Fui ver se estavam fixadas com pregos muito grandes (que poderiam causar estragos nas árvores), mas eram só umas tachinhas — relatou.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) primeiramente suspeitou tratar-se de mensagens colocadas pela empresa que adota a área. Em seguida, confirmou que a companhia não era a responsável pela iniciativa.
A Smam deve retirar as placas do parque, mas não hoje. A boa intenção do anônimo propagador dos textos ecológicos será respeitada durante o Dia da Terra.
(Zero Hora, 22/04/2009)