Comissão de Agricultura estará presente na região Celeiro, uma das mais afetadas pela falta de chuvas
Foi aprovado, por unanimidade, requerimento do deputado Jerônimo Goergen (PP) para a realização de audiência pública para tratar dos efeitos da estiagem no RS. Em reunião da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira(16) ficaram definidas datas para a interiorização deste importante debate. Serão realizadas audiências em Palmeira das Missões, dia 24 de Abril e em Três Passos dia 27, além de outra audiência na própria AL-RS dia 30. A estiagem já afeta mais de cem municípios gaúchos. A região Celeiro, no Noroeste do Estado, é que vem enfrentando as piores situações com a ausência de chuvas, com perdas nas lavouras de soja.
De acordo com a defesa civil, cerca de 87 municípios já declararam situação de emergência pelos efeitos da estiagem. O governo está disponibilizando cestas básicas, filtros e água para as localidades mais atingidas. Porém medidas mais efetivas devem ser aplicadas.
O Coordenador da Frenteagro da AL-RS acredita que uma política permanente de prevenção e combate a estiagem de forma ampla precisa ser implantada: “que seja feita uma ação efetiva de respaldo aos municípios e agricultores que vem tendo prejuízos econômicos frequentes com os efeitos da estiagem. Não pode haver uma ação individualizada. Tem de ser uma posição institucional para que se faça o devido amparo. Nesta sexta-feira (17) estarei acompanhando o Coordenador estadual da defesa civil, Tenente Coronel Prates, na destinação de recursos emergenciais em municípios atingidos, porém a estiagem como um todo precisa ser enfrentada”, avalia Jerônimo Goergen.
(AL-RS, 17/04/2009)